CELTIC FROST • Morbid Tales [EP] [1984]

Artista: CELTIC FROST
Álbum: Morbid Tales [EP]
Ano: 1984
Gênero: Heavy Metal
País: Suiça

Lançado em novembro de 1984, "Morbid Tales" é o disco de estréia da banda suíça de Metal extremo CELTIC FROST. Foi originalmente lançado na Europa pela Noise Records como um mini-LP com seis faixas, enquanto o lançamento americano pela Enigma/Metal Blade adicionou duas faixas, chegando à duração de um LP de estúdio normal. A banda refere-se retrospectivamente ao lançamento do LP como o primeiro álbum de estúdio da banda.

O impacto do CELTIC FROST na evolução do Heavy Metal europeu não pode ser ignorado. Sua influência por lá é comparável à do METALLICA na América. Rotulado pelos especialistas como Avant-Garde por causa de sua radical fusão de Black Metal (dos mais violentos) e elementos de Música Erudita, a verdade é que a banda trouxe uma direção diferente para o Metal. 

O líder da banda Thomas Gabriel Fischer, nasceu numa família desestruturada e cheia de problemas financeiros, algo raro em sua nativa Zurique, Suíça. Isto incutiu nele ambição e mentalidade outsider. Na adolescência, enamorou-se com a New Wave Of British Heavy Metal (NWOBHM) e com a alta energia dos pioneiros VENOM (Black Metal) e RAVEN (Thrash Metal). Inspirado pelo movimento "Do It Yourself", Fischer se renomeou "Tom Warrior" (nas guitarras e vocais) e, com o baixista "Steve Warrior" e o baterista "Bruce Day", fundou uma das primeiras bandas de Metal extremo, o HELLHAMMER, em 1981. Steve Warrior foi substituído por Martin Eric Ain (também um pseudônimo) e a banda conseguiu assinar com o selo alemão Noise Records (por onde gravaram o EP de estréia, "Apocalyptic Raids", 6 faixas, em março de 1984). Com muitas resenhas negativas na imprensa especializada ("a coisa mais horrível, detestável e atroz que já permitiram músicos gravarem", na revista Rock Power), o HELLHAMMER acabou em maio de 1984. Fischer e Ain, junto com o baterista Stephen Priestly (músico contratado), se reagruparam como CELTIC FROST. A estreia no mini-LP "Morbid Tales" (de novembro de 1984, gravado um mês antes em Berlim, Alemanha) foi um sucesso e eles se tornaram populares na cena Heavy Metal underground. 

Altamente focado, "Morbid Tales" trouxe um Thrash Metal muito intenso, e uma peculiar mistura de letras satanistas e esotéricas. Faixas como "Visions Of Mortality" e "Morbid Tales" iriam impactar, ser ingeridas e regurgitadas por hordas de jovens desiludidos europeus (que formariam suas próprias bandas nos anos seguintes). Muito primitivismo, selvageria e ainda mínimo sinal dos futuros experimentos Avant-Garde (apenas uma colagem de efeitos bizarros em "Danse Macabre"). Mas foi um sentimento de isolamento que dava àquele som um ar único. A atmosfera sombria da música e suas roupas de cadáver (incluindo maquiagem de morto nos rostos) seria algo enormemente influente. Logo foram incensados como grupo mais promissor do Metal europeu. A súbita saída de Priestly e sua substituição pelo baterista americano Reed St. Mark acabou agregando-lhes maior confiança e destreza musical. Após o EP "Emperor’s Return" (agosto de 85) partiram em turnê pela Alemanha e Áustria. As fotos publicitárias ultra sombrias da banda nesta fase tiveram influência estilística enorme no desenvolvimento do sub-gênero Black Metal (este EP remasterizado depois seria incluído nas reedições de "Morbid Tales").

Em 1999, uma edição remasterizada de "Morbid Tales" foi lançada em CD pela Noise Records, que também continha as faixas de seu EP "Emperor's Return" de 1985, bem como uma edição remasterizada de 2017 lançada pela mesma gravadora em formatos de CD e vinil.

Fontes de pesquisa:
Wikipedia

Faixas:
LP Original:
01. Into the Crypts of Rays (4:46)
02. Visions of Mortality (4:49)
03. Procreation (Of the Wicked) (4:02)
04. Return to the Eve (4:05)
05. Danse Macabre (3:51)
06. Nocturnal Fear (3:35)
Duração: 24:51

Versão LP - Estados Unidos:
01. Into the Crypts of Rays (3:39)
02. Visions of Mortality (4:49)
03. Dethroned Emperor (4:37)
04. Morbid Tales (3:29)
05. Procreation (Of the Wicked) (4:04)
06. Return to the Eve (4:07)
07. Danse Macabre (3:52)
08. Nocturnal Fear (3:36)
Duração: 32:09

 

Share this:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário